Artigos

LANÇAMENTOS: O Perigo da Filosofia e Confissões (Quase) Filosóficas

julho 01, 2021Prof. Dr. Joceval Bitencourt

 

Com imensa satisfação, anuncio o lançamento dos meus dois novos livros: O Perigo da Filosofia (Artêra, 2021) e Confissões (Quase) Filosóficas (Artêra, 2021). Conheçam as sinopses e acessem os links para aquisição abaixo.

 
O PERIGO DA FILOSOFIA


Sinopse: Este pequeno livro é um convite para que o leitor corra riscos, desbravando, sem medo, o território do pensamento. É um chamado à subversão das sombras, das aparências, dos (pré)conceitos, de toda superstição, de toda dependência servil, convidando-o a experimentar o doce sabor de ser senhor de si mesmo, de ser senhor de uma razão emancipada, capaz de, descolando do chão, alçar voo, contemplar as estrelas. Uma vida que não tem como alvo as estrelas, sequer merece ser vivida. Só por meio do bom uso da razão o homem pode conquistar os afetos positivos, os únicos capazes de conduzi-lo ao estado de alegria e de felicidade. Entretanto, essa é uma conquista arriscada e perigosa. Desde as origens da filosofia, todos aqueles que se dedicaram a sua tarefa, com raras exceções, colocaram sua liberdade, quando não a sua própria vida, em risco. Para o bem da humanidade, apesar de todos os perigos, o homem permaneceu no front, não renunciou ao seu inalienável direito de exercer o pensamento. Abdicar-se desse direito seria renunciar a sua própria humanidade, renunciar a sua dignidade, bestializando-se. Suprimir o direito de o homem pensar é um dos mais perversos crimes, não só contra o homem, mas contra a própria humanidade. De forma pedagógica, sem intenção de investigar as configurações internas dos sistemas filosóficos, num voo panorâmico, voltamos o nosso olhar para Sócrates, Platão, Aristóteles, Teócrito, Étienne de La Boétie, Descartes, Maquiavel, Hobbes, Spinoza, Rousseau, Kant, Hegel, Nietzsche, entre outros, indicando como eles, mantendo suas distintas tramas conceituais, têm em comum um mesmo objetivo: construir uma razão livre, esclarecida, emancipada... Espera-se que o leitor, inspirando-se nos caminhos percorridos por esses mestres da suspeita, sem nenhuma bengala, sem alienar-se a um outro ser qualquer, possa, também ele, ser senhor dos seus próprios passos, percorrer seus próprios caminhos, delirar seus próprios delírios, conquistando, em seu percurso emancipatório, o direito de deflorar florestas virgens...

Para adquirir o livro O Perigo da Filosofia, clique aqui.


CONFISSÕES (QUASE) FILOSÓFICAS


Sinopse: Soe quando quiser a trombeta do juízo final: virei, com este livro nas mãos, comparecer diante do soberano juiz. Direi altivo: “Eis o que fiz, o que passei, o que fui. Disse o bem e o mal com a mesma franqueza. Nada calei de mau, nada acrescentei de bem; e se me aconteceu usar algum ornato indiferente, não foi nunca para preencher um vácuo da minha falta de memória. Talvez tenha imaginado ser verdadeiro o que eu acreditava que o devesse ser, porém jamais o que eu soubesse ser falso. Mostrei-me tal qual era: desprezível e vil quando o fui; bom, generoso, sublime, quando o fui; desnudei o meu íntimo, tal como tu próprio o viste, Ente Eterno.” (Rousseau - Confissões).

Para adquirir o livro Confissões Quase Filosóficas, clique aqui.

Veja também...

0 Comments

Adquira já um dos livros!

Livros pela Editora Paulus


Universidade do Estado da Bahia


Departamento de Educação
Endereço: Rua Silveira Martins, 2555 -
Cabula, Salvador - BA, CEP: 41150-000
OBS: Campus I

Telefone: (71) 3117-2338

Localização